O XML se tornou e permanece um dos formatos mais usados para fornecimento, consumo, importação e exportação de dados na internet. É o formato padrão de protocolos famosos como o SOAP e o RSS.
A criação de feeds XML ou o consumo podem encontrar limitações de processamento e memória. Através de técnicas combinadas, que geralmente são inviáveis em CMS’s como o WordPress, é possível o consumo e geração de XML’s de tamanhos ilimitados.
Riscos & Recursos
Plugins para WordPress rapidamente excedem os limites dos recursos de hospedagens/VPS’s. Há riscos de falhas em importações e exportações, especialmente em processos de migração. Por esse motivo, a criação de módulos especiais para dados em XML pode ser uma solução prática e confiável.
Observação
Um ponto importante sobre a criação e consumo no formato XML é que a estrutura de processamento de dados deve ser personalizada para cada estrutura de dados. Formatos simples de apenas um nível de aninhamento podem ser escritos e lidos mais facilmente, e devem ser a preferência sempre que possível. Formatos com vários níveis de aninhamento requerem mais tempo e esforço de trabalho.